quarta-feira, julho 05, 2006

10) PESQUISA / Atenção candidatos!

Existem instrumentos que são muito perigosos em campanhas eleitorais: aspesquisas qualitativas. Elas tem pouquíssima utilidade se não vierem orientadase sustentadas em pesquisas quantitativas, e em participação direta dos políticosna observação das mesmas. Candidato que contrata pesquisa qualitativa e nãocoloca alguém com experiência polÍtica e contatos com a população , do lado defora do "aquário", ficará na mão da subjetividade, de gabinete, doscoordenadores da dinâmica de grupo. As opiniões emitidas pelos participantestanto podem ser meramente individuais, ou parcialmente coletivas, mas passivas,ou sinais de fluxos de opinamento que contaminam progressivamente a opiniãopública. Estas últimas é que servem. Para tanto ou se tem -pelo contato com as ruas, a capacidade de se avaliar aimportância do que vai se dizendo- ou se tem que testar as hipóteses empesquisas quantitativas. Pode-se -alternativamente- identificar temas oudireções em pesquisas quantitativas, ou ouvindo os ruídos das ruas e testar emqualitativas ou checar o que se seleciona em uma qualitativa em outraquantitativa. Pesquisa quantiquali realizada entre os dias 24 e 25 de junho no Rio-Capital,indica que a primeira razão dos que escolhem Lula para votar nele é que"administra bem, governa bem,.......". Uma resposta dessas pode ser testada emqualitativa. Nas qualitativas há uma perigosa contaminação daquilo que aspessoas sabem pela imprensa, e repetem. Pela quantiquali no Rio , acaracterística a ser desmontada em Lula, aqui, é a imagem que conseguiu passarde que governa e não as questões relativas ao bolsa-família. Na mesma pesquisa, os que escolheram Alckmin, citam o bom governo que fez em SP.Os que escolheram Heloisa Helena, citam o fato de ser mulher e corajosa. Aquantiquali aproveita a pesquisa quantitativa e abre aos entrevistados respostasespontâneas para certas perguntas e depois as agrupa em respostas análogas. E-vale para todas: sem fazer série, ler uma pesquisa é perda de tempo. Os 15%podem ser mais importantes que os 25%, dependendo da curva de tendência dosmesmos.