quarta-feira, julho 05, 2006

7) POLÍTICA / Sabem fazer uso.

SÃO PAULO - O horário eleitoral gratuito ainda não começou nas redes de rádio e TV, mas já ocupa grande espaço em sites de compartilhamento de vídeos como YouTube e mobiliza a militância política em comunidades do Orkut. Os partidos políticos com mais espaço na internet são, em geral, justamente aqueles que terão menos tempo na TV e menos acesso à mídia. A candidata do PSOL à presidência da República, Heloísa Helena, tem cerca de 10 minutos em vídeos publicados no Orkut. Nos vídeos, Heloísa defende mudanças profundas na política econômica e bandeiras dos movimentos sociais. Um levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a candidata do PSOL tem cerca de 100 comunidades no Orkut. Outros candidatos, como os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto, Lula e Alckmin possuem centenas de comunidades. A maior parte delas é fundada por simpatizantes das candidaturas tucana e petista, embora existam outras tantas com críticas.