terça-feira, julho 25, 2006

3) INTERNACIONAL / ECOLOGIA / Ecobreves

CUBA: Falta de morcegos altera a ecologia

HAVANA, 24 de julho (Terramérica).- Entre 250 mil e meio milhão de morcegos desapareceram da caverna do Gato Jíbaro, na província cubana de Matanzas, a leste de Havana, ameaçando a flora da região, advertiram especialistas. “A catástrofe é grande. No melhor dos casos, os animais emigraram, no pior, morreram”, disse ao Terramérica Ercílio Vento, presidente da Sociedade Espeleológica de Cuba. Estes mamíferos preservam o equilíbrio ecológico devorando insetos e colaborando na polinização das plantas e disseminação de sementes. Foram expulsos por baratas que chegaram ao lugar há cerca de dez anos, atraídas pelo lixo que começou a ser despejado por uma fábrica de alimentos próxima. Posteriormente, o lugar foi limpo, mas as baratas ficaram. Cuba possui 27 variedades de morcegos das quase duas mil existentes no mundo.

HONDURAS: Escolas verdes apostam no futuro

TEGUCIGALPA, 24 de julho (Terramérica).- O governo de Honduras, com apoio de empresários, apresentou o projeto Escolas Verdes para recuperar e preservar as principais bacias hidrográficas ao redor de Tegucigalpa.O projeto, com duração de um ano e que será estendido a outros pontos do país, começou no dia 14 com três escolas públicas da capital, e depois será levado a colégios com curso secundário. Participam crianças e jovens com idades entre 5 e 18 anos, que plantarão mais de duas mil árvores. O empresário Emilio Larach, principal incentivador e financiador do projeto, disse ao Terramérica que esta atividade “não é um passeio pelo campo, mas um trabalho em favor da proteção dos recursos naturais”.As primeiras 200 árvores foram plantadas nas proximidades da represa Los Laureles, que fica ao sul de Tegucigalpa e é uma das mais afetadas pelo desmatamento no verão.

CHILE: Estatal de mineração sob investigação

SANTIAGO, 24 de julho (Terramérica).- A Câmara de Deputados do Chile decidiu por unanimidade investigar a atual responsabilidade da Corporação Nacional do Cobre (Codelco) na contaminação do pântano Carén, localizado na capital.A empresa possui um depósito artificial de água para lançar seus dejetos perto do pântano, que é usado para irrigação e consumo por animais. Devido a um vazamento, o depósito perdeu dez mil litros de resíduos líquidos, provocando a morte de gado bovino e a destruição de flora e fauna silvestres.A diretora do não-governamental Programa Chile Sustentável, Sara Larraín, disse ao Terramérica que grave não é apenas a “contaminação com molibdênio e sulfato de toda a bacia do pantâno”, mas também a aprovação irregular de um decreto ambiental, em 2005, que fixa para a Codelco parâmetros menos rígidos do que para outras empresas de mineração para despejar seus resíduos nesse local.

GUATEMALA: O desmatamento avança

GUATEMALA, 24 de julho (Terramérica).- A Guatemala perde, em média, 73.149 hectares de floresta por ano, segundo o mapa Dinâmica da Cobertura Florestal, elaborado pelos estatais Instituto Nacional de Florestas e Conselho Nacional de Áreas Protegidas, junto com a privada Universidade do Vale.Este projeto, apresentado no dia 17, complementa o de 2001 – o único que lhe antecede e que foi apresentado em 2004 –, baseando-se em imagens de satélite, segundo Gerónimo Pérez, coordenador de Sistemas de Informação Florestal do Instituto Nacional de Florestas.“Ao comparar os dois períodos se determinou que o país perde anualmente 0,68% de seu território em cobertura florestal”, disse o especialista ao Terramérica.O departamento de El Petén registrou o maior desmatamento, de 65%, acrescentou.O governo iniciou, há dois meses, o programa Reverdecer a Guatemala, para plantar 30 milhões de árvores no país.

BRASIL: Ar limpo para cidades latino-americanas

RIO DE JANEIRO, 24 de julho (Terramérica).- O transporte sustentável, que representa melhor qualidade de vida e menos gases causadores do efeito estufa, é o tema da conferência da Iniciativa de Ar Limpo em Cidades da América Latina, que reunirá especialistas, governantes e especialistas em São Paulo, entre os dias 25 e 27 deste mês.A Iniciativa, mecanismo de cooperação entre sete grandes metrópoles, agências de desenvolvimento, empresas, e organizações não-governamentais e acadêmicas, busca, desde 1998, reduzir a poluição urbana, promovendo capacitação e intercâmbio de experiências e tecnologias, além de catalisar o diálogo entre diferentes setores. Esta conferência abre uma nova fase, cujo principal objetivo é “consolidar uma estratégia regional para melhorar a qualidade do ar”, contando com um instituto para ampliar adesões, financiamentos e planos de ação, disse ao Terramérica Sergio Sánchez, secretário-executivo da Iniciativa.

VENEZUELA: Chávez quer sanear rio que recebe esgoto

CARACAS, 24 de julho (Terramérica).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, quer, em um dia não muito distante, poder tomar banho no emblemático Rio Guaire, que cruza Caracas de oeste a leste em 53 de seus 70 quilômetros de extensão, e recebe esgoto domiciliar e industrial. Chávez fez essa afirmação ao enumerar programas de melhoramento depois de inaugurar, na terça-feira, uma nova linha de metrô na capital do país.A ministra de Ambiente, Jacqueline Farias, disse ao Terramérica que “este sonho começará a ser possível a partir de outubro, quando será inaugurado o sistema de coletores para esgoto em aproximadamente metade da extensão do rio”.Assim, o Guaire reduzirá seu caudal, mas oferecerá águas mais limpas. Ao seu término, antes de desembocar no Rio Tuy, será instalada uma usina de tratamento. O projeto, que custa US$ 450 milhões, será completado em 2013, informou Farias.* Fonte: Inter Press Service