Com o advento da mídia eletrônica, o texto escrito foi ultrapassado pelo rádio e pela TV como instrumento de propaganda eleitoral ?
Esta é uma pergunta que, formulada há mais que 20 anos, pareceria descabida e despropositada. Ao longo da maior parte da história política no mundo inteiro, o texto escrito sempre foi o veículo de comunicação e propaganda mais eficiente e mais usado.
Com o surgimento da mídia eletrônica, o jornal perdeu espaço para o rádio e TV, passando a ocupar uma posição inferior como instrumento de propaganda eleitoral
Em épocas sem rádio e sem televisão, os recursos de comunicação e propaganda política estavam restritos ao texto escrito. Além da palavra falada em comícios e reuniões. Com o advento da mídia eletrônica, o texto escrito, sobretudo a imprensa, foram eclipsados pelo rádio e TV, passando a ocupar, nos dias atuais, uma posição de marcada subalternidade como instrumentos de propaganda eleitoral.
Isto se deveu ao fato de que os jornais carecem de algumas características importantes para a campanha eleitoral, que abundam nos meios eletrônicos: a instantaneidade, a flexibilidade, o potencial de dramatização, o acompanhamento "in loco" do evento, e mais que tudo o seu imenso poder de penetração na população.