Revista Pesquisa FAPESP - Melhorar a vida do usuário do transporte coletivo e das operadoras de ônibus é a proposta de dois estudos realizados em universidades que estão prontos para serem aplicados. Um deles, fruto de um projeto desenvolvido por pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), utiliza rastreadores nos ônibus para oferecer um serviço diferenciado ao usuário. O outro, criado no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem como base um programa que faz desde a tabela dos horários de veículos até a escala de serviço dos motoristas e dos cobradores e, como resultado, distribui mais racionalmente a operação da frota e o trabalho dos funcionários. O projeto da Coppe foi concebido para funcionar em linhas especiais de ônibus urbano com clientes cadastrados que ligam para uma central de atendimento, em um esquema similar ao dos radiotáxis, mas sem a mesma flexibilidade porque o atendimento é feito de forma simultânea com outros usuários. Os atrativos para o cliente incluem preço menor que o cobrado em uma viagem de táxi e a economia do tempo gasto nas viagens em comparação com o carro particular, já que o ônibus trafega em faixas exclusivas.