sexta-feira, junho 09, 2006
14) CPI DOS BINGOS / Como já dissemos
Criada para investigar a relação dos jogos com o crime organizado no país, a CPI irá propor a legalização dos bingos, caso os senadores aprovem o relatório de Garibaldi Alves (PMDB-RN). No documento, ele recomenda o envio de um projeto de lei sobre o assunto à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. A pedido do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), o projeto de lei deverá ser examinado em conjunto com a proposta apresentada pelo governo em 2004 e engavetada após a eclosão do escândalo envolvendo o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.
Além de propor a legalização dos bingos no país, o relatório da CPI relacionou só três empresários do setor na lista dos 83 pedidos de indiciamento: Rui Manuel Mendes Francisco, Artur José Valente de Oliveira Caio e José Paulo Teixeira Cruz Figueiredo, por suposto financiamento de campanhas.
A proposta do relator desagradou a integrantes do governo e da oposição. "Se não investigarmos a bandidagem que está por trás dos bingos, como vamos legalizá-los? Isso vai comprometer a imagem da CPI", protestou Tião Viana (PT-AC).